O espetáculo

Cidade sem nome

Montagem de conclusão do Curso Princípios Básicos de Teatro

Turma Noite 2012/2013 – Professora Paula Yemanjá




Sinopse


A cidade pulsa. Sua vida vem da multidão de anônimos que a ocupam: um casal de amantes, uma jovem que foge de um assalto, uma velhinha, um pai expulso de casa pela família, algumas mulheres e vendedores. Personagens fugazes que se encontram e desencontram no decorrer do dia. Cada um deles um universo, uma faceta dessa cidade sem nome.

O trabalho


A cidade e seus personagens são a matéria do espetáculo “Cidade sem nome”. O espetáculo nasceu das improvisações da turma da noite 2012/2013 do CPBT (Curso Princípios Básicos de Teatro) do Theatro José de Alencar. Tem direção de Paula Yemanjá e dramaturgia de Rivolier Rodrigues.
“Cidade sem nome” é a cidade que todos nós passamos, vemos e vivemos. Um lugar feito pelos tantos anônimos que transitam nas ruas. O vendedor de cartão, o pedinte, o bêbado que se desequilibra e tomba nas calçadas, atrapalhando o nosso percurso. Cada um, uma história: um livro obscuro e ignorado pela massa. 
A cidade pulsa e sua vida vem das multidões que a ocupam, da realidade dessas personagens fugazes que se encontram e desencontram no decorrer do dia: a família em crise por conta do alcoolismo do pai, o vendedor que tenta sobreviver, dois jovens sem esperança que se encontram ao fim da tarde, uma senhora que relembra sua vida enquanto procura pela neta perdida, revelações de dois estranhos ao cair da noite.
O espetáculo toca em questões como o abandono e marginalização, expondo um olhar sobre problemas cotidianos que inquietam todos que não conseguem fechar os olhos as diversas realidades que abrigam uma cidade. 

Diretora


Paula Yemanjá é arte educadora, contadora de histórias e atriz. Participou do Grupo Dyonisios e do Grupo Bagaceira de Teatro. É atriz-criadora dos espetáculos infantis “As Fadas” e “A Menina dos Brincos de Ouro”.

Participou de vários festivais Nacionais de teatro: Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (2007)- O realejo, Festival Recife do Teatro Nacional – O realejo (2006), Palco Giratório- O realejo (2007), Porto Alegre em cena – Lesados (2009), Festival Nordestino de Guaramiranga- As Fadas e A Menina Dos Brincos de Ouro (2009), XI Mostra SESC Cariri de Cultura- As Peúgas de Einstein (2009), VII Festival de Teatro de Fortaleza – As Fadas (2011), Festival de Inverno de Campina Grande - As Fadas (2012), XIV Mostra SESC Cariri de Cultura – Contos que encantam (2012).

Em 2013, foi convidado pelo Theatro José de Alencar para assumir a turma da noite 2012/2013 com a qual dirigiu o espetáculo “Cidade sem nome”. 



FICHA TÉCNICA


Criação: Turma CPBT 2012/2013
Direção: Paula Yemanjá
Dramaturgia e assistência de direção: Rivolier Rodrigues
Coordenação dramatúrgica: Paula Yemanjá
Elenco: Carlos Elias, Daniel Feliix, Edivânia Marques, Elisângela Castro, Erilana Furtado, Iure Goés, Lidya dos Anjos, Karine Chaves, Lukas Nobréga, Mara Nívea, Magno Rodrigues, Marcos Andreoli, Patrício Ramonn, Raquel Ramires, Rivolier Rodrigues, Romillda Castro.
Produção: Lukas Nobrega
Assistentes de produção: Daniel Felix, Marcos Andreoli e Nayara Bizarria
Supervisão de figurino: Yuri Yamamoto e Paula Yemanjá
Figurino e maquiagem: Erilana Furtado, Lidya dos Anjos, Magno Rodrigues, Romillda Castro e Beethoven Cavalcante.
Costureira: Lidya dos Anjos
Iluminação: UnColetivo de Iluminadores
Designer: Iure Góes